Nesse artigo, vamos esclarecer algumas perguntas comuns sobre Declaração de frequência escolar para bolsa família.
A entrega da declaração escolar é de caráter obrigatório e deve ser atualizada todos os anos, conforme determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e é uma condicionalidade para a manutenção do auxílio.
A declaração escolar para o Bolsa Família deve ser solicitada na escola onde o filho do beneficiário estuda. O documento contém todos os dados do estudante, além da notificação de frequência. Ela deve ser entregue nas centrais de atendimento (endereços abaixo).
Endereços de atendimento
– Central do Programa Bolsa Família: Rua Portugal, 20 – Glória
– Shopping Contagem: Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850 – Cabral – Piso G3
– Cras Sede: Rua Manoel Pinheiro Diniz, 352 – Centro
– Cras Nova Contagem: Av. Retiro dos Imigrantes, 628 – Nova Contagem
– Cras Industrial: Rua Coronel Jose Pedro de Araujo Lima, 33 – Industrial
– Cras Nacional: Rua Felipe dos Santos, 577 – Nacional
Declaração de frequência escolar para bolsa família

O acompanhamento é feito a cada bimestre, quando as escolas através da secretaria de Educação repassam a relação de falta e presença de cada aluno para que os dados possam ser atualizados no sistema.
A atualização é necessária, principalmente, porque confirma a situação escolar das crianças e jovens beneficiados. “Por meio deste documento é possível acompanhar o estudante e verificar a frequência.
Qual a frequência escolar necessária para receber o Bolsa Família? A presença em sala de aula está entre os compromissos assumidos pelas famílias ao ingressar no programa. A frequência escolar mensal necessária para receber o bolsa família deve ser de, pelo menos, 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75% para jovens de 16 e 17 anos.
Caso tenha o Bolsa Família bloqueado por frequência escolar. A família deve procurar a gestão municipal para informar o problema. São eles os responsáveis por analisar cada caso individualmente e propor uma solução. Por isso, é importante buscar se informar sobre como é o procedimento no seu município.