Menu fechado

Consultar Processo De Pequenas Causas

Precisa consultar processo de pequenas causas na internet? Fique tranquilo, porque isso é possível. Atualmente, os tribunais de cada Estado disponibilizam ferramentas para que você consiga consultar os seus processos pela internet, sem custos.

No site oficial de cada TJ, por exemplo, você encontra o processo. Basta ter em mãos o número da ação judicial. Alguns sites permitem que você consulte as ações por nome dos envolvidos, mas em geral, a forma mais básica de busca é pelo número do processo.

Também tem como consultar processo de pequenas causas presencialmente, direto no fórum em que ele foi registrado. Você pode fazer isso com a ajuda do seu advogado, ou levando o número do processo, como explicamos acima.

Quais processos são classificados como pequenas causas?

Antes de aprender a consultar processo de pequenas causas, é importante saber quais são as ações judiciais que entram nessa configuração e denominação.

As causas consideradas “pequenas” são julgadas pelo Juizado Especial Cível (JEC). Toda ação que lesa alguém e envolve um valor de até 40 salários mínimos é considerada como pequenas causas.

Em geral, as principais ações de pequenas causas estão relacionadas ao direito do consumidor, mas em alguns casos, são ações de acidentes de trabalho, falta de pagamento, entre outras.

O que preciso para iniciar uma ação no pequenas causas?

Em geral, é importante contratar um advogado para entrar com um processo no tribunal de pequenas causas. Porém, em ações de valor em até 20 salários mínimos, você não precisa necessariamente de um representante legal.

Para entrar com o processo, é importante que você tenha provas do prejuízo que levou (fotos, mensagens, registros, documentos, etc.). Você também provavelmente vai precisar participar de audiências judiciais para dar andamento ao processo.

Em geral, processos de pequenas causas acabam se concluindo em poucos meses, mesmo quando não há acordo imediato entre os envolvidos, mas em alguns casos, ações podem durar mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *